quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Buddy Holly


Para iniciar os trabalhos desta coluna, nada melhor do que falar do grande Buddy Holly. Não por acaso a coluna foi batizada como "Afinal o que é Rock'n'Roll" e falar sobre Buddy Holly é falar na própria essência do Rock'n'Roll. Buddy Holly apareceu para a grande mídia no final dos anos 50 e junto com outros músicos contemporâneos com Richie Vallens deu as linha básicas do Rock. Escutando às canções de Buddy Holly pode-se identificar as guitarras, a levada e os assuntos que seriam abordados algum tempo depois por bandas como Beatles, Swinging Blue Jeans e por nada mais nada menos que Elvis Presley.

Com uma carreira meteórica, Buddy Holly ficou muito tempo compondo sem apresentar-se ao vivo. Isso porque a sua banda, chamada The Crickets, havia decido deixar o Rock, até mesmo porque Holly já vinha à muito se destacando. Não se sentindo seguro para tocar ao vivo Holly se isolou. Após muita insistência de sua esposa, Buddy Holly saiu em excursão pelos Estados Unidos, foi então que um trágico acidente de avião o matou junto com vários artistas da época.

Outra fato marcante em suas músicas é sua atemporiariedade. Ouvidas hoje elas ainda soam atuais, muito embora tenham sido escritas no final dos anos 50 início do 60. Merecem destaque as canções "Rave On", "All my love, All my kisses", "Peggy Sue" e "That'll be the Day".

Assim como muitos outros músicos Norte Americanos, Buddy Holly teve um reconhecimento muito maior por parte dos Ingleses do por seus conterrâneos.

Escutar Buddy Holly é escutar o próprio DNA do Rock'nRoll!


http://rapidshare.com/files/84153821/Buddy_Holly.rar.html

2 comentários:

Anônimo disse...

ótimo começo, bem com o começo mesmo. hehe

se quiser postar o link lá pelo yhf, fique a vontade.

abração

Julio Teixeira disse...

Mas Elvis é Elvis e não tem para ninguém em termos de voz ritmo e vocalização.
Bem como tudo mais.